terça-feira, 9 de novembro de 2010

[Segurança Pública] "Veja como é feito o treinamento dos cães da PM de SP"


(Imagem retirada de http://www.royalcanin.com.br/1o-torneio-de-caes-de-policia-reuniu-canis-das-forcas-armadas-policias-militares-e-guardas-municipais/)

Canil completa 60 anos em 2010.
Série de reportagens será exibida nesta semana no SPTV.


Do G1 SP

O SPTV 1ª edição exibe a partir desta segunda-feira (8) uma série especial sobre os cães que fazem parte do canil da Polícia Militar de São Paulo, que completa 60 anos em 2010. O treinamento feito com os cães capacita os animais para encontrar drogas e achar vítimas de desabamento.

Cada raça é usada para um tipo de ação diferente, dependendo do temperamento do animal. O pastor alemão é o mais usado no canil da PM. Dos 80 cães, 40 são da raça. “Ele é equilibrado em todos os seus instintos. Ele defende, ataca, fareja, é sociável. É o que temos em maior quantidade porque ele consegue atuar em todos os campos”, explica o cabo Leonel dos Santos Jr.

Já o labrador é um cão de faro, ativo, brincalhão, usado para localizar drogas e explosivos. O rotweiler, com seu temperamento firme, boa estrutura física, faz patrulhamento, principalmente no batalhão de choque. O pastor belga malinoá, uma raça resistente, versátil, de faro bem aguçado, também trabalha em patrulhamento.

Os cães da PM são animais espertos, inteligentes e extremamente dedicados. Os treinadores dizem que o segredo é tratar os animais com carinho, apesar da disciplina rigorosa. Eles trabalham, no máximo, seis horas por dia, com alguns intervalos.

Os cachorros têm uma capacidade olfativa muito maior do que a do ser humano. Eles sentem 10 vezes mais cheiros, além de perceberem odores que estão até 15 metros de distância.



Cão Dick, um herói
Em abril de 1956, o cão Dick, da raça pastor alemão, virou herói. Um menino foi sequestrado e, com a ajuda do animal, a PM encontrou o garoto no meio da mata. Os jornais da década de 50 exaltaram o principal personagem do canil. O único que, em 60 anos, foi promovido a cabo.
“Ele é um marco, porque apresentou um resultado bastante positivos nos primeiros anos de criação do canil”, fala o capitão Paulo Macedo.
Até hoje ele é lembrado. Na sala do comandante, um retrato do animal. Na entrada do canil, no Tremembé, Zona Norte, foi colocado um busto em homenagem ao pastor alemão.


Fonte: G1 SP, 08/11/2010 12h48- http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2010/11/veja-como-e-feito-o-treinamento-dos-caes-da-pm-de-sp.html


(Imagem retirada de http://www.pindavale.com.br/sitesvale/noticias.asp?id=14529&cod=7)

Confira também o vídeo no link acima e o resto do quadro "Cão Policial" na Rede Globo. Vale a pena.

2 comentários:

  1. nossa meu! o video dos cães é muito bom!

    ResponderExcluir
  2. É lindo o poder da união de espécias pra um bem comum! Bom saer que tudo nã oestá perdido ainda! =P

    ResponderExcluir